1. Descrição do projeto com objetivos, etapas, recursos necessários etc.
Aqui, é importante detalhar exatamente o documento que foi criado; pontuar, de
modo pormenorizado, o projeto e relatar, inclusive, as correções e adaptações
pelas quais ele tenha passado.
O projeto foi desenvolvido com o Tema:
Medidas como prevenir à dengue, envolvendo vários Objetivos: como: Discutir as
medidas preventivas para combater a dengue; Identificar os locais onde são
encontradas as larvas dos mosquitos; Enriquecer o vocabulário por meio do uso
da linguagem oral e escrita. Tendo várias etapas de desenvolvimento:
1º Momento: Reunir os alunos em grupo de três e
apresentar a cartilha e em seguida fazer a leitura das medidas como prevenir a
dengue.
2º Momento: Realizar Discussão com os alunos na sala de
aula das principais medidas de prevenção para o combate a dengue.
3º Momento: Assistir o vídeo combatendo a dengue.
Endereço disponível:medidas de prevenção de combate a dengue
4º Momento: Orientar os alunos a inferir discussão sobre
a mensagem do filme destacando os pontos positivos e negativos relativo a
dengue.
5º Momento: Trabalhar através de amostras a interpretação
das imagens pesquisando na internet.
6º Momento:
Registros das mostras escritas em grupo de três utilizando o aplicativo
Write.
Tendo
recursos Didáticos:
Cartilha, panfletos; Laboratório de informática; TV/DVD,
internet; cartaz,
Caderno, lápis e caneta,
2. Características
da turma em que foi experimentado: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas
foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o
papel de cada um.
Com o público alvo: Alunos do 2º ciclo do
1º segmento da modalidade EJA envolvendo as disciplinas: Ciências e Português, no
período de 14/07/a/18/07 de 2015 a excursão foi realizada : Durante uma
semana Das 19:00 ás 21:30 horas com 18
alunos com a professora regente da sala
Sônia Lucia explorando o assunto abordado e a professora cursista Dulcilene Mathias
Vilanova foi auxiliando os alunos e ao
mesmo tempo observando as dificuldades de cada um .aluno encontra no decorrer
no desenvolvimento das atividades.
3-. Descrição de como o projeto se desenvolveu. Nesta parte, entram, possivelmente,
fotos que tenham tirado; depoimentos que gravaram dos alunos dizendo o que
acharam do projeto e como avaliam o que aprenderam com a atividade; depoimentos
de outros professores que tenham acompanhado o projeto e tenham alguma
percepção interessante do ocorrido. Se vocês produziram registros sonoros,
aguardem um pouco até a próxima unidade, na qual trabalharemos sobre como
editá-los e como publicá-los em um blog.
Ao termino utilizando a
avaliação : Que os alunos ao final das atividades sejam capazes de criar uma
poesia como se prevenir contra a dengue e que enriqueça o vocabulário por meio
da linguagem escrita e oral.
4- 4. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos. Desenvolveram as
competências e os conhecimentos que vocês esperavam?
Os alunos chegaram a competências e aos conhecimentos que
esperamos sim
Quais?
Onde tiveram competências
e conhecimentos para prevenir a dengue
Quais
objetivos esperados não foram atingidos?
Foi o uso de alguns dos recursos tecnológicos como o computador
alguns tiveram dificuldades em manuseá-lo.
Que
outras aprendizagens inesperadas aconteceram?
Uma das aprendizagens
inesperada que aconteceram foi o trabalho desenvolvido em grupo ,porque facilitou a aprendizagem em grupo.
Aqui, como no item anterior, pode ser uma boa
ideia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram a fim de
ilustrar e de confirmar o que afirmam.
5.
Conclusões: o que foi aprendido como o desenvolvimento do projeto?
Conclui-se que o desenvolvimento
do projeto os alunos tiveram conhecimentos como combater a dengue e ao mesmo
tempo os próprios alunos poderão repassar para comunidade escolar o que aprendeu com o desenvolvimento do
projeto.
De
que forma projetos como esse podem integrar futuros planejamentos?
O projeto poderá entregar
futuro planejamentos adequando a outras turmas da própria escola.
Que
outras atividades podem passar a integrar esses planejamentos futuros em função
do que foi percebido nesta experiência?
A experiência do projeto
sugere várias mudanças importantes realizando culminância no pátio da escola.
com apresentação dos alunos com produção da poesia de combate a dengue,
exposição das confecção das cartilhas e
dos panfletos realizados pelos alunos inseridos nos projetos .
De
alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para
os anos vindouros?
Com apresentação dos alunos
com produção da poesia de combate a dengue.
Quais?
, Exposição das confecção
das cartilhas e dos panfletos realizados pelos alunos inseridos nos projetos .
Ao criar o registro do
grupo, faça links para outros documentos seus ou dos seus alunos e também para
páginas na Internet. Após postar o seu relato no blog do grupo, pode-se,
também, aproveitar para ir conhecendo o trabalho dos outros grupos
6. Bibliografia e webliografia: os textos, os sites e as páginas da
Internet que os ajudaram a planejar as atividades, a fundamentar e analisar o
ocorrido. Isso tudo deve ser feito em um documento digital, isto é, no
computador, porque é por meio dele que se tornarão acessíveis a todos.
Referências
Endereço para pesquisa das cartilhas disponível
http://www.cartilhasrh.com.br/blog/cartilhas-2/cartilha-ilustrada-de-cuidado-e-prevenção-a-dengue-2
Acessado em 10/07/2015
Endereço do site do professor para pesquisa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15938 Acessado
em 12/07/2015
Endereço do vídeo
disponível: http://www.youtube.com/watch?v=trmPcfHzERA Acessado em
10/07/2015
Endereço do conceito de dengue http://www.combateadengue.com.br/o-que-e-dengue/
Acessado em 12/07/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário