quarta-feira, agosto 12, 2015

Portifólio Atividade 2.10- Registro Digital da Experiência

1. Descrição do projeto com objetivos, etapas, recursos necessários etc. Aqui, é importante detalhar exatamente o documento que foi criado; pontuar, de modo pormenorizado, o projeto e relatar, inclusive, as correções e adaptações pelas quais ele tenha passado.
    O projeto foi desenvolvido com o Tema: Medidas como prevenir à dengue, envolvendo vários Objetivos: como: Discutir as medidas preventivas para combater a dengue; Identificar os locais onde são encontradas as larvas dos mosquitos; Enriquecer o vocabulário por meio do uso da linguagem oral e escrita. Tendo várias etapas de  desenvolvimento:

1º Momento: Reunir os alunos em grupo de três e apresentar a cartilha e em seguida fazer a leitura das medidas como prevenir a dengue.

2º Momento: Realizar Discussão com os alunos na sala de aula das principais medidas de prevenção para o combate a dengue.

3º Momento: Assistir o vídeo combatendo a dengue.

4º Momento: Orientar os alunos a inferir discussão sobre a mensagem do filme destacando os pontos positivos e negativos relativo a dengue.

5º Momento: Trabalhar através de amostras a interpretação das imagens pesquisando na internet.

6º Momento:  Registros das mostras escritas em grupo de três utilizando o aplicativo Write.

Tendo recursos Didáticos:

Cartilha, panfletos; Laboratório de informática; TV/DVD, internet; cartaz,
Caderno, lápis e caneta,

2. Características da turma em que foi experimentado: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o papel de cada um.

     Com o público alvo: Alunos do 2º ciclo do 1º segmento da modalidade EJA envolvendo as disciplinas: Ciências e Português, no período de 14/07/a/18/07 de 2015 a excursão foi realizada : Durante uma semana   Das 19:00 ás 21:30 horas com 18 alunos com a professora regente  da sala Sônia Lucia explorando o assunto abordado   e a professora cursista Dulcilene Mathias Vilanova foi auxiliando os alunos  e ao mesmo tempo observando as dificuldades de cada um .aluno encontra no decorrer no desenvolvimento das atividades.

3-. Descrição de como o projeto se desenvolveu. Nesta parte, entram, possivelmente, fotos que tenham tirado; depoimentos que gravaram dos alunos dizendo o que acharam do projeto e como avaliam o que aprenderam com a atividade; depoimentos de outros professores que tenham acompanhado o projeto e tenham alguma percepção interessante do ocorrido. Se vocês produziram registros sonoros, aguardem um pouco até a próxima unidade, na qual trabalharemos sobre como editá-los e como publicá-los em um blog.

Ao termino utilizando a avaliação : Que os alunos ao final das atividades sejam capazes de criar uma poesia como se prevenir contra a dengue e que enriqueça o vocabulário por meio da linguagem escrita e oral.
          
4- 4. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos. Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam?

Os alunos chegaram  a competências e aos conhecimentos que esperamos sim

 Quais?

Onde tiveram competências e  conhecimentos para prevenir a dengue

Quais objetivos esperados não foram atingidos?

Foi o uso de alguns  dos recursos tecnológicos como o computador alguns tiveram dificuldades em manuseá-lo.

Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram?

Uma das aprendizagens inesperada que aconteceram foi o trabalho desenvolvido em grupo  ,porque facilitou a aprendizagem em grupo.

 Aqui, como no item anterior, pode ser uma boa ideia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram a fim de ilustrar e de confirmar o que afirmam.

5. Conclusões: o que foi aprendido como o desenvolvimento do projeto?

Conclui-se que o desenvolvimento do projeto os alunos tiveram conhecimentos como combater a dengue e ao mesmo tempo os próprios alunos poderão repassar para comunidade escolar  o que aprendeu com o desenvolvimento do projeto.

De que forma projetos como esse podem integrar futuros planejamentos?

O projeto poderá entregar futuro planejamentos adequando a outras turmas da própria escola.

 Que outras atividades podem passar a integrar esses planejamentos futuros em função do que foi percebido nesta experiência?

A experiência do projeto sugere várias mudanças importantes realizando culminância no pátio da escola. com apresentação dos alunos com produção da poesia de combate a dengue, exposição das  confecção das cartilhas e dos panfletos realizados pelos alunos inseridos nos projetos .

 De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros?

Com apresentação dos alunos com produção da poesia de combate a dengue.

 Quais?

, Exposição das confecção das cartilhas e dos panfletos realizados pelos alunos inseridos nos projetos .

Ao criar o registro do grupo, faça links para outros documentos seus ou dos seus alunos e também para páginas na Internet. Após postar o seu relato no blog do grupo, pode-se, também, aproveitar para ir conhecendo o trabalho dos outros grupos

6. Bibliografia e webliografia: os textos, os sites e as páginas da Internet que os ajudaram a planejar as atividades, a fundamentar e analisar o ocorrido. Isso tudo deve ser feito em um documento digital, isto é, no computador, porque é por meio dele que se tornarão acessíveis a todos.

                                                   Referências
Endereço para pesquisa das cartilhas disponível http://www.cartilhasrh.com.br/blog/cartilhas-2/cartilha-ilustrada-de-cuidado-e-prevenção-a-dengue-2 Acessado em 10/07/2015
Endereço do site do professor para pesquisa http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15938 Acessado em 12/07/2015
Endereço do vídeo  disponível: http://www.youtube.com/watch?v=trmPcfHzERA Acessado em 10/07/2015
Endereço do conceito de dengue http://www.combateadengue.com.br/o-que-e-dengue/
Acessado em 12/07/2015

ANEXOS


Execução do Projeto








Cartazes: Conceito de Dengue,Sintomas e Medidas de Prevenções









Laboratório de Informática:Alunos da EJA  Manuseando o Aplicativo Write para Digitação






Nenhum comentário: