domingo, setembro 06, 2015

Ativ. 3.3- Temas de Projetos

Atividade: 3.3 Temas de Projetos
Cursista: Dulcilene Mathias Vilanova dos Santos
U.I.M. Raimundo Nunes da Silva
Turmas de Ensino Fundamental Menor  Séries:   4º e 5º anos
TEMA: SUPORTE TECNOLÓGICO AO PROJETO “LEITURA E ESCRITA: Descobrindo na Terra da Palmeiras o Prazer de Ler Escrever”

ÁREAS INTEGRALIZADAS: Informática
                                   Literatura Infantil
                                   Língua Portuguesa
OBJETIVOS

Geral
Estimular o gosto pela leitura e escrita através da Literatura brasileira de forma lúdica, prazerosa e dinâmica.

Específicos
• Pesquisar na internet a biografia e as obras dos autores: Maurício de Sousa e Ziraldo Alves;
• Estimular aos alunos interesse pela pesquisa das histórias em quadrinhos;
• Ler e Interpretar tirinhas da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho
• Utilizar os aplicativos Broffice Writer e HQ para digitar produções com diversos tipos de balões das histórias em quadrinhos;
• Desenhar com aplicativo Tux Paint as tirinhas da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho;
• Proporcionar a integração entre as turmas na busca e na socialização dos conhecimentos.

Duração das atividades e as estratégias
CRONOGRAMA DO USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O laboratório de informática irá funcionar com dez (10) computadores conectados com a internet que irá tender a demanda de 20 alunos por sala, que serão duas salas no turno matutino, que ficará 2 alunos por computador.
 A carga horária 50min (1h/aula),  por turma.
Atividades Carga Horária
Introdução a Informática (conceitos e componentes básicos) 1h/aula
Pesquisar: Biografia e as obras dos Autores Maurício de Sousa 1h/aula
Ziraldo Silva 1h/aula
Personagens das revistas em quadrinho 1h/aula
Diversos tipos de balões da turma da Mônica e tirinhas do Menino Maluquinho 1h/aula
Leitura online das revistas em quadrinho 1h/aula
Utilizar o Aplicativo Broffice.org Writer utilizando diversos tipos de balões para fazer produções das histórias em quadrinhos 1h/aula
Manusear as ferramentas do Tux Paint para desenhar as tirinhas das histórias da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho 1h/aula
  Recursos das aulas:

Internet
Apostilha de Informática Básica - Linux Educacional 3.0
Quadro branco
Computadores;
Máquina Fotográfica E Trablet
Papel quarenta (40)
Caderno para registros
Lápis
Canetas
Pincéis
Revistas em quadrinho
TV
Data show multimídia e pen drive
Avaliação: deverá ser contínua e processual isto é ocorrer continuamente ao longo de todo o processo de ensino aprendizagem como:
Devem ser utilizados múltiplos e variados instrumentos de avaliações;
As questões devem ser de linguagens acessíveis aos alunos;
A avaliação será em grupo durante o desenvolvimento das atividades;
Os alunos serão avaliados através de aulas práticas e testes com questões objetivas.
Referências Bibliográficas:
ALMEIDA, M. E. T. M. P. Informática e Educação: Diretrizes para uma Formação de Professores. Tese de Mestrado. São Paulo; Departamento de supervisão e Currículo da PUC.(1995,p 16)
PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a escola. Porto Alegre, (200, PG.128)
DANTAS, Mario. Tecnologias de Redes de Comunicação e Computadores. Rio do Sul: Axel Books, 2002.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, Rafael Nink. Linux Educacional 3.0: Ambiente Gráfico KDE. Disponível em: .
Revista Nova Escola. Tudo sobre leitura. Disponível em: .http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/
Maurício de Sousa. Disponível em: .http://www.e-biografias.net/mauricio_de_sousa/
Biografia de Ziraldo. Disponível em: .http://www.educacional.com.br/ziraldo/biografia/bio.asp
Personagens - Menino Maluquinho. Disponível em: .http://meninomaluquinho.educacional.com.br/personagens/
  

Nenhum comentário: