domingo, setembro 06, 2015

Atividade 3.4 -Plano de Aula


Secretaria de Educação do Estado Maranhão
Supervisão de Tecnologias Educacionais
Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE
Curso - Tecnologias na Educação: Ensinando e A prendendo com as TIC
Tutora- Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa
Cursista: Dulcilene Mathias Vilanova dos Santos

Atividade 3.4 -  Plano De Aula  
U.I.M.Raimundo Nunes da Silva
Turma:  9º Ano  Matutino
Professora: Madalena Trindade


PLANO DE AULA:

Tema: não ao bullying, todos por uma cultura de paz na escola

Objetivos:

Ø  Refletir sobre ações discriminatórias para com os colegas
Ø  Compreender o bullying como algo negativo para a convivência na escola
Ø  Investigar situações de bullying através de vídeos e reportagens no site do youtube e em outros  sites de jornais;
Ø  Socializar os pontos negativos dessa prática na escola e na vida de todos;
Ø  Discutir ações favoráveis para uma boa convivência em prol uma cultura de paz na escola

Conteúdos: Bullying, discriminação e cultura de paz.

Série: está aulas podes ser usada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, como também, para as séries do Ensino Médio e para o EJA

Disciplinas: Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa.

Tempo: 5 horas aulas (em uma manhã ou uma tarde)

Metodologia:
Ø  1º Momento- Acolhida com leitura do texto: “O menino gordo” (copias xerocadas), após a leitura do texto questioná-los acerca da discriminação/ violência;

Ø  2º- Momento- Explicação com uso de slides: a exposição explicativa do assunto utilizando o notebook e o Datashow, trazendo conceitos, implicações e dados acerca do bullying;

Ø   3º-. Momento-Investigando fatos de a partir de vídeo  e noticias de jornais em site: no laboratório os alunos sentados em duplas pesquisaram vídeos e noticias sobre o bullying na escola em que  faram um relatório no PowerPoint contextos, imagens e/ou vídeos curtos;

Ø  4º-Momento- Apresentação dos principais pontos negativos encontrados nos vídeos e nas noticias, nessa atividade as duplas farão a socialização para os demais alunos usando o Datashow.

Ø  5º-Momento-Debate de ideias: após as socializações: os alunos em circulo debaterem como podem conviver em um clima agradável e sem discriminações.

Recursos: copia do texto “O menino gordo”, computador, Datashow, notebook, sites e programas.

Avaliação: conferir a participação dos alunos, seus questionamentos, observar se o desenvolvimento da investiga, ou  seja se as duplas conseguem pesquisar e Alencar ao que é proposto. Analisar as apresentações e as falas dos   mesmo no debate, bem como, suas contribuições ao combate ao bulling em prol de uma cultura de paz na escola.

Referências:

CHALITA, Gabriel. Bullying:  o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo-SP: Gente Editora, 2008.

CORTESÃO, Luiza. A história do menino gordo. Jornal das Letras (edição de 19 de dez. 2007). Disponível em http://sigarra.up.pt/fpceup/noticias_geral.ver_noticias?p_nr=1166 Acessado em 04/09/2015.

Nenhum comentário: