Secretaria de Educação do Estado Maranhão
Supervisão de Tecnologias Educacionais
Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE
Curso - Tecnologias na Educação: Ensinando e A prendendo com as TIC
Tutora- Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa
Cursista: Dulcilene Mathias Vilanova dos Santos
Atividade 3.4 - Plano De Aula
U.I.M.Raimundo Nunes da Silva
Turma: 9º Ano Matutino
Professora: Madalena Trindade
PLANO
DE AULA:
Tema:
não
ao bullying, todos por uma cultura de paz na escola
Objetivos:
Ø Refletir
sobre ações discriminatórias para com os colegas
Ø Compreender
o bullying como algo negativo para a convivência na escola
Ø Investigar
situações de bullying através de vídeos e reportagens no site do youtube e em
outros sites de jornais;
Ø Socializar
os pontos negativos dessa prática na escola e na vida de todos;
Ø Discutir
ações favoráveis para uma boa convivência em prol uma cultura de paz na escola
Conteúdos: Bullying,
discriminação e cultura de paz.
Série:
está aulas podes ser usada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental,
como também, para as séries do Ensino Médio e para o EJA
Disciplinas:
Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa.
Tempo: 5
horas aulas (em uma manhã ou uma tarde)
Metodologia:
Ø 1º
Momento- Acolhida com leitura do texto: “O menino gordo” (copias xerocadas),
após a leitura do texto questioná-los acerca da discriminação/ violência;
Ø 2º-
Momento- Explicação com uso de slides: a exposição explicativa do assunto utilizando
o notebook e o Datashow, trazendo conceitos, implicações e dados acerca do
bullying;
Ø 3º-. Momento-Investigando fatos de a partir de
vídeo e noticias de jornais em site: no
laboratório os alunos sentados em duplas pesquisaram vídeos e noticias sobre o
bullying na escola em que faram um
relatório no PowerPoint contextos, imagens e/ou vídeos curtos;
Ø 4º-Momento-
Apresentação dos principais pontos negativos encontrados nos vídeos e nas
noticias, nessa atividade as duplas farão a socialização para os demais alunos
usando o Datashow.
Ø 5º-Momento-Debate
de ideias: após as socializações: os alunos em circulo debaterem como podem
conviver em um clima agradável e sem discriminações.
Recursos: copia
do texto “O menino gordo”, computador, Datashow, notebook, sites e programas.
Avaliação:
conferir a participação dos alunos, seus questionamentos, observar se o
desenvolvimento da investiga, ou seja se
as duplas conseguem pesquisar e Alencar ao que é proposto. Analisar as
apresentações e as falas dos mesmo no debate, bem como, suas contribuições
ao combate ao bulling em prol de uma cultura de paz na escola.
Referências:
CHALITA, Gabriel. Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São
Paulo-SP: Gente Editora, 2008.
CORTESÃO, Luiza. A história do menino gordo. Jornal das
Letras (edição de 19 de dez. 2007). Disponível em http://sigarra.up.pt/fpceup/noticias_geral.ver_noticias?p_nr=1166
Acessado em 04/09/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário