terça-feira, outubro 27, 2015

Atividade 4.6 Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo



   A intenção desse trabalho é investigar o impacto produzido pelas tecnologias da Informação e Comunicação no processo de Alfabetização e Letramento e, também, investigar as possibilidades de ampliação dos hábitos leitores e escritores de alunos do Ensino Fundamental menor.

1-Tema: Suporte Tecnológico ao projeto “LEITURA E ESCRITA: descobrindo na Terra das Palmeiras o prazer de ler e escrever”
2- o projeto foi desenvolvido na U.I.M. Raimundo Nunes da Silva com as turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental menor, com os componentes curriculares : informática.

       O presente projeto visa a interação com a escrita e leitura para que os alunos se tornem verdadeiros leitores e escritores para o desenvolvimento das atividades proposta com o uso das tecnologias(TICS). O projeto “Lendo e escrevendo na Terra das Palmeiras” em parceria com a sala de tecnologias realizará um incentivo a leitura e escrita com os autores Infantis Maurício de Sousa e Ziraldo Alves para mostrar a extensa variedade de livros que existem em nossa cultura. O intuito está na formação de leitores a partir do estímulo à leitura dos mais diversos tipos de textos, acredita-se que se aprende a ser leitor lendo, construindo opinião e gosto literário, refletindo sobre a função de cada texto, utilizando-o na vida e na construção de conhecimento do mundo. Pretende-se com a realização deste projeto que os alunos desenvolvam comportamento de leitores e consequentemente de escritores, ampliando o repertório de obras, construindo sua autonomia, expressando sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura e escrita. Para tanto a escola tem o papel fundamental como influenciadora no processo ensino e aprendizagem no campo informal das tecnologias, portanto o processo de construção do conhecimento é continuado, alternado na busca da informação é necessário relacionar informação e a geração do conhecimento.
    OBJETIVOS
Estimular o gosto pela leitura e escrita através da Literatura brasileira de  forma lúdica, prazerosa e dinâmica.
          Pesquisar na internet a biografia e as obras dos autores: Maurício de Sousa e Ziraldo               Alves;
          Ler e Interpretar tirinhas da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho
         Utilizar os aplicativos Broffice Writer e HQ para digitar produções com diversos  tipos            de balões das histórias em quadrinhos;

      A leitura é uma fonte de conhecimentos que servem de grande estímulo e motivação para que os alunos  goste da escola e de estudar. Além da satisfação pessoal ela, contribui para a construção de modelos relacionados às formas de escrita, e tem como finalidade a formação de leitores competentes, com função de escritores. O espaço de construção da leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo, a partir dos seus conhecimentos.

COLABORADORES:

Dulcimar Mathias Vilanova
Suely Cruz

CURSISTA

Dulcilene Mathias Vilanova dos Santos

Disponível no link: https://youtu.be/tHuOYO341cg


Nenhum comentário: